A Tecnosul

O dinamismo do ambiente de negócios faz com que sua empresa esteja em constante mudança na forma de atuar no mercado, na produção, nos processos administrativos, enfim, gestão de seu desempenho.

A tecnologia da informação tornou-se indispensável para alavancar a competitividade, incorporando-se em todos os processos operacionais e gerenciais sempre com o propósito de obter produtividade e qualidade. Os investimentos nesta área se fazem em um contexto de mudanças tecnológicas de hardware, softwares e arquiteturas. As empresas que desejam se manter competitivas devem buscar soluções adequadas aos novos tempos.

É justamente neste ambiente que a TECNOSUL se encaixa, sendo especializada em aplicar tecnologias a favor do negócio de seus clientes, no domínio mais sensível: Engenharia de controles e custos industriais voltadas à racionalização no uso dos ativos, ao aumento de produtividade, redução dos custos e agilidade dos processos industriais.

A Tecnosul é uma empresa que atua desde 1976 em todo o território nacional, com tecnologias de engenharia de custos e nasceu com o objetivo prestar serviços de assessoria na implantação do método UEP – Unidade de Produção©

 

A história do método UEP – Unidades de Produção tem início na década de 50 em Paris na França pelo Eng. Georges Perrin, que partiu das tentativas de criação de uma unidade única para medir a produção diversificada de uma empresa criando então uma unidade denominada: G.P.

O Eng. Franz Allora conheceu, conviveu e trabalhou junto com o Sr. Perrin nesta época e, após o falecimento do Eng. Georges Perrin na França, deu continuidade sozinho aos estudos do método, levando o mesmo ao aperfeiçoamento teórico e prático e agregando novos conceitos ao G.P. que havia sido desenvolvido somente para custos.

O Eng. Franz Allora desenvolveu então a unidade UP ou UEP que seria aplicada, não somente para custos, mas para controles industriais, indicadores de produtividade, capacidade, análise da rotação a lucro zero, redução de custos entre outras funcionalidades que não haviam no método inicial.

Deste modo, os conceitos teóricos e práticos do método UEP são extremamente avançados em relação ao método inicialmente concebido por GP.

Após muitos anos de estudos e trabalhos profissionais como diretor geral de multinacionais no Brasil, o Dr. Allora se aposentou e montou a Tecnosul em Blumenau – SC na década de 70 com o objetivo de divulgar e implantar o método UEP nas empresas através de serviços especializados de consultoria.

Seu filho, o Eng. Valerio Allora e sua sócia Simone Espindola de Oliveira, deram continuidade ao trabalho iniciado por Franz Allora, aprimorando ainda mais os conceitos e utilizações do método através de inovações como: simulação de cenários, uso integrado com ferramentas da qualidade, benchmarking interno dos processos de produção e agora também com o novo conceito do Lean Costing, maximizando os resultados do Lean Manufacturing.

Todas estas inovações são sempre transformadas em artigos científicos e publicadas periodicamente em congressos nacionais e internacionais (vide linha do tempo) pois visamos manter um próximo relacionamento com toda a comunidade acadêmica e contribuir com a formação de novos profissionais e pesquisadores.

Também, procurando dar apoio a toda comunidade científica e já alocamos dezenas de estagiários em projetos UEP ampliando a experiência profissional destes alunos sendo que muitos deles foram imediatamente contratados após o estágio.

Muitos “cases” já foram publicados em revistas de grande circulação nacional como: Exame, Gazeta Mercantil, Expressão entre outras.

 

Hoje, a Tecnosul é a empresa detentora dos direitos autorais do método UEP – Unidade de Esforço de Produção, uma importante ferramenta gerencial que transforma a fábrica em um modelo matemático, mapeando etapa por etapa do processo produtivo, por linha, por mini-fábrica, por centro de custo e por produto, apontando precisamente as oportunidades de melhoria no processo produtivo, redução de custos e, conseqüentemente, melhoria direta na rentabilidade do produto e no resultado global da empresa, isto tudo sem interferir nos padrões contábeis já estabelecidos na empresa.

Após 35 anos de atuação no mercado, a Tecnosul conta com um portfólio de importantes clientes no cenário nacional e internacional, dos mais diversos ramos de atividade e porte, utilizando esta metodologia para seus controles gerenciais e industriais.

A Tecnosul é também a pioneira na implantação integrada e em conjunto dos métodos: ABC (Activity Based Costing) & UEP – Unidade de Esforço Produção, através de um trabalho realizado no grupo O Boticário em 1993, projeto este que se tornou objeto de inúmeras palestras, seminários e foi relatado no livro “Revolução nos Custos” que se encontra em nossa bibliografia.

Com isso, a Tecnosul completa seu roll de produtos oferecendo soluções completas para a gestão estratégica de custos das empresas, trabalhando também com o ABC – Activity Based Costing e softwares completos que contemplam todos estes conceitos, tudo isso apoiado por uma equipe altamente capacitada e experiente.

© 2016 por Tecnosul Consulting.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon